Tuesday, November 12, 2013

10 anos, 10 idiomas

Primeiramente, eu estava escrevendo um post gigante sobre isso, explicando os detalhes em longas frases... então decidi deixar mais limpo (e mais fácil de traduzir :P ).

O que é?
Estou oficializando meu desafio pessoal de falar 10 diferente idiomas até 2023. Há algumas regras adicionais (ver abaixo).

Quais são os idiomas escolhidos? (não necessariamente na ordem)
- Alemão;
- Francês;
- Russo;
- Persa;
- Hindi;
- Árabe;
- Japonês;
- Mandarim Chinês;
- Finlandês;
- Turco.
*Adicionais:
- Swahili;
- Havaiano.

E quais são as regras?
- Como pode-se ver acima, nenhuma das dez (ou doze) são línguas artificiais. Isso significa que Toki Pona, Esperanto, Quenya e as outras não contarão;
- Fluência, uma palavra um tanto subjetiva, é necessária. Isso significa que eu deverei ser capaz de sobreviver usando tais idiomas sem auxílio de outro, então não precisarei saber palavras muito técnicas, mas deverei saber a gramática. (É só o começo de um projeto bem maior, então sem preocupações quanto à fluência);
- Isso é opcional, mas eu gostaria muito de conseguir seguí-la: português e inglês não contam, já que eu já era fluente neles no começo do ano (quando decidi encarar o desafio).

Por que esses dez?
Eu li em uma revista uma entrevista com um hiperpoliglota, que disse que os idiomas mais difíceis de aprender são os dez primeiros. Seguindo isso, escolhi idiomas de diferentes ramos do Proto-Indo-Europeu em alguns de fora, tentando deixá-lo (o desafio, ou "os dez primeiros") o mais difícil possível.

Bom, espero que, postando isso, eu me force a estudar mais e, também, espero inspirar mais pessoas a fazê-lo :)
Crie sua própria lista e objetivos e tente!

Este post também em:

No comments:

Post a Comment